Sebastian Puel, produtor de Assassin´s Creed 2, disse que este jogo terá uma experiência mais diferenciada e imprevisível do que o primeiro título.
Nós agora estamos a contar uma história de uma forma que tenciona ser muito imprevisível. Já não vai haver ‘x assassinatos’ para executar mas sim uma história que se desenvolve ao longo de uma grande quantidade de dadores de missões.
Sebastian Puel, em declarações ao site Now Gamer
Alguns vão-te dar missões de assassinatos, outros missões de intimidação ou de recolha de informações… Agora não existe um limite para os tipos de desafios que podemos oferecer aos jogadores. Estamos a ser muito cuidadosos na criação de muita variedade nos tipos de jogabilidade e ritmo que estamos a propor.
As críticas que se ouviram sobre os combates no jogo original fizeram com que a equipa de desenvolvimento tornasse o sistema mais estratégico e variado.
O sistema de combate é baseado no primeiro jogo, mas com muitas mais possibilidades e estratégias por detrás de cada encontro. Os jogadores não vão apenas pressionar os botões à toa, matando guardas atrás de guardas. O jogador terá que pensar de forma diferente conforme o tipo de guardas e armas; vais ter de planear estratégicamente cada movimento teu.